Agora é pra valer! ;)
Antes de tudo quero agradecer pelo primeiro encontro, pois foi muito caloroso e proveitoso. ;)
Sem dúvidas, teremos muito que discutir e aprender.
Mas vamos colocar a "mão na massa?"
Através deste tópico iremos discutir sobre Pierre Levy, ele que nos traz concepções sobre o ciberespaço.
As relações humanas estão envolvidas nas transformações sociais? Como fica a sociedade após as tecnologias digitais?
Vamos lá? Quem inicia o desafio?
E para "apimentar", além do texto, vamos fazer uma reflexão do próprio Pierre Levy? Vejam o vídeo, leiam o texto e vamos debater...
Conto com vocês! ;)EBER GOMES
Link do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=i5Ko5gGPF4w
EU, PROF MACIEL, GOSTARIA QUE SOUBESSEM:
INFORMAMOS QUE A PARTIR DE AGORA SUAS INTERVENÇÕES SERÃO ACOMPANHADAS PELO MEDIADOR EBER GOMES. QUANTO MAIS VOCÊ PARTICIPA, MAIS CORRESPONDE AOS OBJETIVOS DO MÓDULO.
É NECESSÁRIO QUE SEJAMOS PREPARADOS PARA OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS.
O MERCADO DE TRABALHO VAI PRECISAR DE NOSSAS INTERVENÇÕES. VOCÊ DEVE MOSTRAR CONHECIMENTO NESTA ÁREA. POIS SERÃO EXIGIDOS EM FORMAÇÕES DE PROFESSORES, CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS, EM ATIVIDADES DE PALESTRAS, E DEVEMOS SEMPRE DEIXARMOS UMA BOA IMPRESSÃO. VOCÊ SERÁ UM TECNÓLOGO EDUCACIONAL E A SOCIEDADE PRECISA DE VOCÊ, DA SUA INTERVENÇÃO, DE SEUS CONHECIMENTOS A DIRIMIR DÚVIDAS A SENTIR-SE SEGUROS DIANTE DE SEUS ARGUMENTOS, PARA QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS, COM AS NOVAS TECNOLOGIAS, SEJAM ENTENDIDAS COMO IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, NUMA SOCIEDADE QUE CHAMAMOS DE "SOCIEDADE DO CONHECIMENTO".
O PROFISSIONAL DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL TEM A RESPONSABILIDADE DE SUGERIR MODERNIDADE, ASTÚCIAS, PERSPICÁCIAS, INTERVENÇÕES DIDÁTICAS, VERSATILIDADE, UM MELHOR TRÂNSITO DOS CONTEÚDOS VIVENCIADOS, UMA DIDÁTICA MOTIVADORA E ELEGANTE.
PORTANTO, NOSSA RESPONSABILIDADE NESTA NOVA "SOCIEDADE" É DE TOTAL INFLUÊNCIA. AS ESCOLAS, OS PROFESSORES E OS ALUNOS, DIRETORES E COORDENADORES ESTÃO NOS ESPERANDO. PRECISANDO DE NÓS. QUE SEJAMOS MULTIPLICADORES DA NOVA DIDÁTICA, DAS NOVAS METODOLOGIAS QUE ALIMENTEM E EDUQUEM FORMADORES DE OPINIÃO.
BOM DIA A TODOS E BOA SORTE!
INFORMAMOS QUE A PARTIR DE AGORA SUAS INTERVENÇÕES SERÃO ACOMPANHADAS PELO MEDIADOR EBER GOMES. QUANTO MAIS VOCÊ PARTICIPA, MAIS CORRESPONDE AOS OBJETIVOS DO MÓDULO.
ResponderExcluirÉ NECESSÁRIO QUE SEJAMOS PREPARADOS PARA OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS.
O MERCADO DE TRABALHO VAI PRECISAR DE NOSSAS INTERVENÇÕES. VOCÊ DEVE MOSTRAR CONHECIMENTO NESTA ÁREA. POIS SERÃO EXIGIDOS EM FORMAÇÕES DE PROFESSORES, CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS, EM ATIVIDADES DE PALESTRAS, E DEVEMOS SEMPRE DEIXARMOS UMA BOA IMPRESSÃO. VOCÊ SERÁ UM TECNÓLOGO EDUCACIONAL E SOCIEDADE PRECISA DE VOCÊ, DA SUA INTERVENÇÃO, DE SEUS CONHECIMENTOS A DIRIMIR DÚVIDAS A SENTIR-SE SEGUROS DIANTE DE SEUS ARGUMENTOS, PARA QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS, COM AS NOVAS TECNOLOGIAS, SEJAM ENTENDIDAS COMO IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, NUMA SOCIEDADE QUE CHAMAMOS DE "SOCIEDADE DO CONHECIMENTO".
O PROFISSIONAL DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL TEM A RESPONSABILIDADE DE SUGERIR MODERNIDADE, ASTÚCIAS, PERSPICÁCIAS, INTERVENÇÕES DIDÁTICAS, VERSATILIDADE, UM MELHOR TRÂNSITO DOS CONTEÚDOS VIVENCIADOS, UMA DIDÁTICA MOTIVADORA E ELEGANTE.
PORTANTO, NOSSA RESPONSABILIDADE NESTA NOVA "SOCIEDADE" É DE TOTAL INFLUÊNCIA. AS ESCOLAS, OS PROFESSORES E OS ALUNOS, DIRETORES E COORDENADORES ESTÃO NOS ESPERANDO. PRECISANDO DE NÓS. QUE SEJAMOS MULTIPLICADORES DA NOVA DIDÁTICA, DAS NOVAS METODOLOGIAS QUE ALIMENTEM E EDUQUEM FORMADORES DE OPINIÃO.
BOM DIA A TODOS E BOA SORTE!
BOA NOITE!
ExcluirQUERO PARABENIZAR ESSE NOVO CURSO QUE COMEÇOU E PERCEBI QUE A TURMA ESTÁ MUITO ANIMADA COM AS AULAS. TEREMOS UM CONHECIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, GRAÇA AO COMPANHEIRISMO DE TODOS.
DESEJO A TODOS MUITA SORTE E SUCESSO!
Muito bom esses quatro videos do Filosofo Pierre Levy que mostra um panorama dos avanços tecnológicos nas relações humanas!
ExcluirA REVOLUÇÃO ESTÁ DIANTE DE NÓS, ACONTECENDO, PRECISAMOS NOS CAPACITAR SE APROPRIARMOS DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CONDUZIR AS MUDANÇAS DE FORMA POSITIVA.HOJE, NO BRASIL, AMARGAMOS BAIXOS ÍNDICES DE NIVEIS DE ESCOLARIDADE, ISSO NÃO COMBINA COM A NOSSA GRANDEZA. É CHEGADA A HORA DA VIRADA DE MESSA. VAMOS MUDAR ESSA REALIDADE.
ResponderExcluirOlá Mauro bastante pertinente suas colocações, mas vamos discutir mais um pouquinho? Levy ( o próximo texto que iremos discutir) e nos traz o que a sociedade espera através das transformações que já temos a partir das tecnologias. Será que a escola e professores estão mudando suas práticas docentes, pra uma proposta emergente, atendendo a demanda social e os nativos digitais?
ExcluirNão, a escola que deveria ser a propagadora das boas novas, essa caminha a passos lentos. Apesar que temos de levar em cosideração as escolas dos diferentes domínios: Particular,Federal,Estadual, Municípal. A Estadual da qual falo com mais propriedade enfrenta algumas barreiras que a impede de concretizar essa realização tão essencial. Esbarramos ainda na falta de estrutura adequada e na capacitação dos profissionais e dos próprios professores. É comum se deparar com escolas que montam um laboratório de informática, tem os computares, mas não estão completamente prontos para o uso, não tem profissionais especilaizados para gerir tal projeto, e por vai ai...
ExcluirBOA NOITE!
ResponderExcluirA TECNOLOGIA TRAZ A POSSIBILIDADE DE MAIOR DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS.
VIVEMOS NA ERA DA INFORMAÇÃO, PROFISSIONAIS GEOGRAFICAMENTE DISTANTES TRABALHAM EM EQUIPE. PRECISAMOS NOS QUALIFICAR PARA QUE POSSAMOS CONTRIBUIR MELHOR AOS NOVOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS.
Sim Débora! A busca pelo novo sempre acompanha o ser humano em sua jornada ao longo da História! Isso fez com que os seres humanos evoluíssem diante de outras especies! Estamos em constante evolução tecnológica!
ExcluirQuando refletimos sobre as relações humanas, percebemos uma ligação com as transformações sociais, porque essa relação acontece de acordo com a realidade do meio em que estamos inseridos, de acordo com as ideias de LÉVY(2010)compreendemos que é impossível separar relações humanas das transformações sociais, porque o próprio homem é o agente principal nessa transformação.
ExcluirEm relação ao questionamento, como fica a sociedade após as tecnologias digitais, lendo o texto Cibercultura de LÉVY(2010), encontramos a resposta quando ele deixa claro que tecnologia mexeu com os hábitos humanos, que o homem teve que acesso a formas novas, a inteligência coletiva, podemos afirma que a tecnologia é uma importante ferramenta na nossa cultura atual.
É isso mesmo Débora. Segundo Pierre Lèvy, acredita que estamos diante do século da globalizaçao da informação e da desmaterização dos suportes da informação. E isso permite que as pessoas tenham acesso a uma multidão de obras, serviços, dados, produto, transmitidos e reproduzidos em grande velocidade e pelas mais variadas formas de produção e distribuição.
ExcluirÉ Alda Cristina. A tecnologia ajuda ao homem a aperfeiçoar as técnicas, potencializando-as para acelerar e ganhar tempo em um mundo em pelo processo de transformação cada vez mais modificado pelo ser humano. É neste universo tecnológico que se processam as relações humanas e suas transformações construindo a cibercultura e modificando seus hábitos! Ferreira.
ExcluirBOA NOITE GRUPO 3 !
ExcluirGuardamos lembranças da nossa trajetória escolar, professores marcante que ficam na nossa memória.Entendemos que o papel do professor é aproximar o aluno do conhecimento. Quais as dimensões que a tecnologia precisa atingir na formações de professores?
A tecnologia precisa ser disciplina fundamental na formação de professores. No entanto, penso que mesmo sendo ela uma ferramenta, cada vez mais presente e necessária na pratica docente, precisa ser vista como um coadjuvante na pratica em sala de aula. O professor deve ser, com tecnologia ou sem tecnologia, o ator principal de sua sala. A tecnologia vai fazer uma ponte entre o passado e o presente, entre o real e o imaginário, com acessos rápidos a imagens, charges, sons e outras mídias. Mas é o professor quem deverá ter estrutura suficiente para usá-la sem perder o foco, equilíbrio e consciência.
ExcluirA tecnologia esta presente em tudo como já sabemos. Então diante disso, hoje ela é de FUNDAMENTAL importância na formação dos professores. Como a tecnologia esta em plena evolução, em total desenvolvimento enfim, neste contexto de mudança o professor precisa esta apto a acompanhar este processo, precisa saber onde colher as informações, como tratá-la, como utilizá-la para assim orientar seus respectivos educandos.
ExcluirOlá queridos e queridas,
ExcluirMuito se fala de que a tecnologia evoluiu e para isso os professores deverão estar atuantes neste universo. Mas como se concebe esta aprendizagem? Será apenas por formação esperada dos orgão públicos? Quanto ao papel do professor enquanto mediador já discutimos, mas quero ressaltar a pergunta da colega Debhorá: "Quais as dimensões que a tecnologia precisa atingir na formações de professores?" Convido a todos para a reflexão. Ok?
Ao ler o texto Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia de MASETTO , realiza-se uma reflexão sobre prática metodológica, onde percebe-se que ainda existe uma forte ideia de que a tecnologia é especialmente para a modalidade de Educação á distância, mas no texto o autor deixa claro verdadeira função da tecnologia, ela adiciona no planejamento do professor, permitindo que aconteça a auto-aprendizagem, facilita na interação com o outro independente do lugar que estão presente, o acesso as informações, permitindo que aconteça uma extensão do encontro presencial, pois hoje fica claro que para apreender os sujeitos não precisam está de corpo presente.
ExcluirSegundo MASETTO, “ a tecnologia deve ser usada também para desenvolver a interaprendizagem : a aprendizagem como produto das inter-relações entre as pessoas.” É pertinente que o professor como mediador dessa aprendizagem reconheça a contribuição da tecnologia realizando assim um trabalho eficaz.
A tecnologia se torna um suporte no processo de ensino aprendizagem, cabendo ao professor usar essa ferramenta no seu dia a dia,como algo que venha motivar e chamar atenção dos educandos. O professor tem em sua mão uma ferramenta tenham que pode torna as aulas muita mais atrativas, as novas tecnologias vem oferecer uma metodologia que torna as aulas muita mais dinâmica e seu trabalho se torna proveitoso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá companheiros do grupo 1. Postei uma pergunta sobre o texto 3 para iniciar o debate, caso não estejam de acordo com a estrutura da pergunta mandeem sugestões para melhorar ou lancem outras.ok.
Excluirvivemos em mudanças, cada vez mais aceleradas, o conhecimento se propaga numa velocidade incomparável. Será que a introdução de novas metodologias, substituição do velho pelo o novo, imprescindível, mudará de fato a forma de produzir educação e que o novo não se tornará apenas num modismo passageiro?
ResponderExcluirComo disse o General Júlio César. A sorte está lançada!
Mauro, parabéns pela iniciativa em postar uma pergunta para promover o debate.
ExcluirPessoal, Mauro é um dos colegas do grupo e espera vocês para discutir junto com ele e que faz parte do processo avaliativo estas discussões/interações.
Abraços virtuais!
Eber Gomes. :)
Claro que sim! Principalmente hoje onde o desenvolvimento acontecesse de forma acelerada! Sem querer desmerecer o velho pois o futuro não se faz por si só! tais metodologias são fruto de contribuições ao longo da história! Como exemplo: Temos as plataformas de ensino a distância (Moodle; Amadeus; EAD...) e outras formas tecnológicas já sendo implementadas e utilizadas no processo de educação.
ExcluirRealmente o desenvolvimento tecnológico intenssificasse a cada instante, com isso devemos aprimorar nossos conhecimentos e prática pedagógica de acordo com as nossas necessidades, ou seja, os desafios hoje lançados pelo avanço tecnológico devem ser vistos não como substituição do velho pelo novo mas sim como um aperfeiçoamento do que já conhecemos.
ExcluirConcordo! Valdiriana Moura. A tecnologia é um importante recuso que nos trás muitas possibilidades para serem aplicados na prática pedagógica! Ferreira!
Excluir“As novas tecnologias na educação possibilitam vários leques para ações ativas das pessoas e a potencialização dos mais diversos níveis do saber e nos mais variados processos nas N áreas do conhecimento as quais se correlacionam no mundo físico-virtual, contribuindo com o rompimento das fronteiras físicas temporais, favorecendo assim o desenvolvimento e a disseminação do saber coletivo. Produzindo modificações relevantes nas relações humanas”. Ferreia.
ResponderExcluirPergunta: Podemos dizer que hoje a tecnologia é uma aliada no processo de ensino aprendizagem sendo o conhecimento disseminado não mais da forma vertical?
Com certeza Ferreira, A tecnologia sempre foi aliada do homem, para organizar suas atividades e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Esse é o prósito. Porém, remetendo a um tempo passado se faz lembrar que a primeira "Revolução Industrial" com todo seu esplendor privou por quase um século o acesso àquela tecnologia, monopolizou toda linha de produção para obter o controle nos seus dominios. Mas, no presente... com a Revolução da Informação, a difusão da tecnologia da informação, as barreiras foram quebradas, na verdade nem foram erguidas, tamanha sua velocidade de propagação, fez com que as distâncias diminuissem e o acesso se tornasse fácil,rápido e amplo. Dessa maneira, se nota um acesso a todo e qualquer seguimento de conhecimento, que viabiliza o aprendizado.
ExcluirAtenção:
ExcluirComo se chama zaryom?. Identifique-se por favor. Procure trocar urgentemente seu pseudônimo pelo seu nome verdadeiro, por favor! Aqui está sendo realizada uma avaliação Acadêmica. Muitas pessoas estão assistindo este debate: Coordenação Geral de Pós-Graduação, Coordenação do Curso e Diretoria Acadêmica FAINTVISA. Solicito que o mediador intervenha não deixando validar este comentário. Logo após identificação, deve ser recopiado comentário e novamente postulado. Ok. gente? muito obrigado.
Coord. NTE
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluirzaryom >> Ferreira! OK! Professor: Eber!
ExcluirSem sombra de duvida Mauro a tecnologia só tem a multiplicar as possibilidades em vários campos do conhecimento principalmente na educação contribuindo com novos instrumentos que venham a auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Ferreira!
As relações humanas estão envolvidas nas transformações sociais? Como fica a sociedade após as tecnologias digitais?
ResponderExcluirPercebemos que a sociedade evolui sempre, o Homem está em constante evolução. E de acordo com as necessidades de cada época e da cultura da sociedade, teremos sempre novas tecnologias que ajudará de forma coletiva e compartilhada as necessidades tanto do momento, quanto do futuro de uma sociedade. Assim, segundo Pierre Levy, em sua entrevista (vídeo no YouTube) que surpreende quando diz que desde pequeno já era fascinado pela questão do pensamento, as necessidades foram aparecendo e surgiram novas formas de utilização do computador, que deixou de ser apenas para os fins empresarias e comerciais, passando para a forma interativa e comunitária.
O caminho será de novas descobertas para o uso dessas tecnologias digitais, que deverá surpreender sempre, desenvolvendo a capacidade criativa da humanidade.
Gostei do vídeo parte 2 quando PIERRE LEVY, faz um elogio ao nosso Brasil!
https://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=QIo2QlQMN5k&NR=1
E para Pierre, as sociedades tendem a se organizar cada vez menos e padrões formais, e valorizem cada vez mais a aprendizagem cooperativa e coletiva como nova forma de organização.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ Mauro. A construção de um saber coletivo e bem esplanada por Pierre Levy! A forma colaborativa multiplica as possibilidades de produção compartilhamento e disseminação do conhecimento! O qual antes só era feito de forma vertical de cima para baixo; E hoje vem se espandindo em vários setores do conhecimento! Ferreira!
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirRespondendo as perguntas iniciais da postagem. Fica claro em primeiro lugar a mudança nas relações humanas, uma vez que estamos na chamada era da informação, que aparentemente não terá fim, o que pode responder a segunda pergunta. Creio que não haverá um pós tecnologias digitais, sempre estaremos em costante descoberta de novas tecnologias, e em termos de inovações digitais educacionais, espero descobrir mais ainda, pois esse campo parece que não está sendo aproveitado na sua plenitude, pois o desenvolvimento tecnológico da estrutura educacional a qual estamos estabelecidos está longe de acompanhar o avanço social. O próprio Pierre Levy, fala em revolução, tamanha foi e está sendo mudança em função da informatização e da internet.