Pessoal,
Lembram que sábado falei para vocês formarem grupos para pensar em uma proposta de atividade ou projeto para apresentar sábado, com o uso de tecnologias digitais? Pois bem! Pensem na proposta com bastante criatividade e com vários recursos possíveis que contemplem. Uma boa dica é fazer uma pesquisa sobre recursos da web 2.0 para refletir na proposta didática. Ok?
Lembram do vídeo que passei no primeiro dia do Youtube que é o de Rafinha 2.0? É neste sentido de criatividade que vocês deverão pensar no projeto. Ok?
Sucesso nesta reta final da nossa disciplina. :)
Eber Gomes
Para uma prática pedagógica inovadora seriam necessárias algumas mudanças no papel do docente. Que mudanças seriam necessárias para levar o educando a sair de um sistema reprodutivo para uma produção do conhecimento ?
Eber Gomes
Lembram que sábado falei para vocês formarem grupos para pensar em uma proposta de atividade ou projeto para apresentar sábado, com o uso de tecnologias digitais? Pois bem! Pensem na proposta com bastante criatividade e com vários recursos possíveis que contemplem. Uma boa dica é fazer uma pesquisa sobre recursos da web 2.0 para refletir na proposta didática. Ok?
Lembram do vídeo que passei no primeiro dia do Youtube que é o de Rafinha 2.0? É neste sentido de criatividade que vocês deverão pensar no projeto. Ok?
Sucesso nesta reta final da nossa disciplina. :)
Eber Gomes
Para uma prática pedagógica inovadora seriam necessárias algumas mudanças no papel do docente. Que mudanças seriam necessárias para levar o educando a sair de um sistema reprodutivo para uma produção do conhecimento ?
Eber Gomes
Oi gente!
ResponderExcluirVamos discutir?
Creio que a primeira medida que facilitaria esse processo, seria a concessão de "liberdade" ao aluno, tanto por parte de professores quanto das instituições de ensino. No mais vejo que o docente por meio de pesquisas e apererfeiçoamentos pode conduzir as aulas, mesmo em instituições tradicionais, de forma mais construtiva. Mesmo no simples fato de instigar o estudante a investigar e produzir suas próprias dúvidas.
ResponderExcluirAinda sobre a pergunta inicial, para pontuar uma mudança, posso citar a inclusão da vivência do aluno no tema da disciplina. É provável que essa inclusão, aumente ou crie motivação para o aluno entender e aprofundar o conheceimento.
ResponderExcluirOlá Saulo e demais alun@s! :)
ResponderExcluirComo seria essa construção através do construtivismo promovendo com tecnologias? Será que os professores já tem esta concepção de a atual sociedade já são nativos digitais? E a educação atende esta demanda? Justifiquem!
Eber Gomes.
Boa noite professor.
ExcluirSeguindo nossa linha de pesquisa, na obra "O paradigma emergente e a prática pedagógica" de Marilda Aparecida Behrens, observei algumas abordagens interessantes: A abordagem sistêmica, a progressista e o ensino com pesquisa. A junção dessas abordagens mais a inserção tecnológica parece se aproximar bastante desse construtivismo. Quanto a concepção dos educadores, creio que a maior parte ainda não tem a noção dessa revolução tecnológica, assim como acredito que o sistema educacional não atende com qualidade e quantidade a demanda, e que a própria demanda não percebe esse novo contexto. Acho que a consciência social desses novos acontecimentos seria um passo fundamental.
Boa Noite Profe,
ResponderExcluirprecisamos pesquisar sobre o que as novas tecnologias têm de oferecer á educação, para que possamos ter uma visão crítica fundamentada sobre o seu uso. O que podemos é aprimorar do uso da tecnologia na educação, utilizando a prática pedagógica com um novo olhar,como seria o caso dos livros eletrônicos,curso a distância disponível a internet, tutoria multimídia, que não incorpora nada de novo no ensino-aprendizagem.
Olá Débora,
ExcluirParabéns pela opinião, bastante coerente sobre o uso das TICs. Agora será que os professores já estão com perfil para atender a demanda social, sobretudo hoje com os nossos alunos enquanto Nativos digitais?
Olá Profe,
Excluir" A educação é um ato de amor,por isso, um ato de coragem" Paulo Freire.
Os professores tem capacidade de atender os alunos no mundo digital, só precisamos de melhoria da qualidade de ensino.Vivemos em um novo milênio e os momentos são marcados muito rápido pela transformação social, econômica e política.E é nessa transformação que os alunos buscam o sucesso na escola e na vida.
Neste contexto de mediador na produção de conhecimento, é necessário, que o profissional venha antes de tudo, interagir com as novas tecnologias propostas neste novo processo de educação. Existem várias formas e meios de uso desses recursos em sala de aula e até fora da mesma, porém, se o mediador não tiver o conhecimento necessário e nem procurar se integrar provavelmente não terá êxito em sua proposta final. É necessário qualificação profissional para que a prática pedagógica venha caminhar unida com a tecnologia, de forma inovadora e eficaz no processo de produção do conhecimento.
ResponderExcluirOi Dimas,
ExcluirMe parece entre suas palavras que para acontecer o processo de interação é preciso ter conhecimento de muitas tecnologias para pega-las como mediação tecnológica. Será que entendi correto? Mas também é claro que no contexto educacional, sempre ficou claro que para haver educação o professor deve saber mais do que o aluno. Mas diante as tecnologias, seria esta postura correta ainda?
Olá Eber, vejo que o professor/mediador não precisa saber de tudo, mais ter um certo domínio dessas novas tecnologias para utilizá-las da forma correta. Caso a sua didática não acompanhe esse processo, fica despercebido o progresso no que se refere ao uso da tecnologia neste contexto.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirboa noite heber, sua pergunta e muito interessante pois a ideia de se fazer algo novo, e que o ensino deixe de ser mera repetição e seja algo realmente que faça o aluno construir conhecimento é o faz da pedagogia , e nosso autores que estudam a educação tentam nos mostrar só que ainda tem tornado difícil pois não despomos de todo conhecimento e se possuímos não utilizamos ainda. Embora creio que com as novas tecnologias vai nos ajudar a fazer o diferencial.
ResponderExcluirÉ um desafio, mas acredito que será superado aos poucos de forma pontual. Cada escola irá fazendo suas inovações, discutindo, compartilhando o que deu certo e o que pode melhorar. Chegará o dia, em que nós educadores estaremos envolvidos numa nova forma de compartilhar conhecimentos dentro das Escolas e Universidades.
ExcluirTemos bons exemplos, gosto da proposta da Escola do Porto (Portugal), que as crianças estudam de forma integrada e consciente do seu papel na escola, atuando, compartilhando o conhecimento em grupo, ajudando uns aos outros. Assim, trocam conhecimentos e aprendem muito mais.
Agregando as Novas Tecnologias de forma interdisciplinar, desde os anos iniciais, sem fragmentos do conhecimento teremos um grande avanço na Educação.